sexta-feira, julho 30, 2010

DIREITOS HUMANOS?!

Desporto? País desenvolvido? Direitos humanos? Parecem tudo expressões desconhecidas para os norte-coreanos, mais preocupados com actividades bélicas e, portanto, a anos-luz da qualidade de vida dos seus "irmãos" do sul como da maior parte dos países asiáticos. Isto a propósito da modesta actuação da selecção em terras da África do Sul, onde, inserida num grupo difícil, juntamente com a Costa do Marfim, Brasil e Portugal, os comandados de Kim Jong-Hun perderam os três jogos, apesar de só contra os portugueses terem sido humilhados, desportivamente falando. Fora dos relvados, foi também o que se sabe, com a selecção a treinar muitas vezes longe dos olhares do mundo, num secretismo exacerbado, com o "Rooney" norte-coreano a dizer que pretendia marcar em todos os jogos e com o seleccionador a dizer que, em termos de qualidade técnica, não eram inferiores aos... brasileiros. Depois dos malfadados 7 a 0, muito se brincou com possíveis castigos no regresso a casa, um pouco à imagem do que infelizmente realmente sucedeu em 1966, quando levaram 5 a 3 de Eusébio e companhia. Veio hoje a saber-se, segundo o jornal italiano La Repubblica (citando a Radio Free Asia) que, o seleccionador terá sido mesmo castigado com trabalhos forçados, enquanto que os futebolistas tiveram de estar seis horas de pé, defronte do Palácio da Cultura Popular de Pyongyang. Ainda segundo a mesma fonte, apenas dois futebolistas escaparam a este "puxão de orelhas" humilhante, o já comentado "craque" Jong Tae-Se, por ter chorado ao ouvir o hino antes do encontro contra o Brasil e An Yong-Hak, que regressou ao Japão - onde actua no campeonato - sem passar pela Coreia. Lá teria os seus motivos! Esta é a triste realidade de um mundo que se quer unido e desenvolvido, globalizado, mas onde conceitos como justiça, igualdade e direitos humanos continuam todos os dias a ser ignorados ou violentados em vários cantos do globo. E se em vez da Coreia o mesmo se passasse num qualquer país árabe rico em petróleo?

4 comentários:

Pink Poison disse...

Meu Deus, é só futebol e circunstâncias... Que monstros! (tens 2 miminhos no meu blog, um de hoje e outro de há alguns dias)
Um beijo doce

Vitor disse...

...Os direitos humanos são a modos que uma coisa que umas vezes dá jeito,outras não....enfim!

Isa GT disse...

Não esqueço a reportagem que vi, onde as lojas vulgares estavam praticamente vazias e as lojas só para membros do governo e afins, com tudo do bom, do melhor e do mais caro. O resto já nem me admira

Bjos

Há.dias.assim disse...

Sem palavras, mas com muita revolta!