quarta-feira, abril 02, 2008

APRENDER... O QUÊ?

Tínhamos a ideia pré-concebida de que as escolas eram essenciais ao nosso desenvolvimento intelectual, que íamos para lá aprender o abcedário, os números, a chata da tabuada e das multiplicações, os ditados e as redações sobre as férias. Sabíamos que havia os intervalos que pareciam sempre durar muito menos do que na realidade duravam, havia também os desenhos e as visitas de estudo. Diziam-nos que com o passar dos anos as matérias seriam mais difíceis, com as Línguas, a Filosofia, a Química, mas sempre a Matemática, e que se quiséssemos vir a ser alguém na vida teríamos de estudar muito. Hoje, a impressão é de que a escola é mais como um emprego em que o aprender e o ensinar são secundários. Para os filhos, porque com os pais a terem cada vez menos tempo para conviver com eles, vêem-se quase obrigados a tempos extra nas escolas e nos ATL's, porque os pais só os podem ir buscar mais tarde; para os professores, porque não raras vezes são transferidos de escola em cada final do ano lectivo, não chegando a sentir-se motivados para criar maiores laços ou especiais preocupações com os alunos, chegando muitas vezes a um diário "despejar" de matéria e montes de TPC's que deveriam ser feitos nas aulas. Claro que há excepções, mas essas raramente nos chegam ao conhecimento através dos media. Pelo contrário. Depois da rábula do telemóvel, chegou-me hoje ao ouvido o caso de um aluno de 12 anos que agrediu uma auxiliar de acção educativa da Escola Básica 2/3 de Mortágua e que mais quatro casos de violência escolar foram registados só no último mês e meio no Distrito Judicial de Lisboa, um deles em Almada. Outro caso, este na Escola Primária do Salgueiral, relata-nos as suspeitas sobre uma professora de inglês que terá tapado a boca a uma criança de 8 anos com fita adesiva, por esta estar a falar durante a aula. Haja fita adesiva! Entretanto, nos Estados Unidos, onde proliferam casos bem piores do que estes, a polícia apanhou alguns alunos de idades entre os seis e os oito anos que planeavam, segundo o apresentador do Jornal da Tarde, matar a professora. Na posse das crianças foram encontradas facas de cozinha, cabos de electricidade e algemas. Se calhar não pretendiam matá-la, apenas torturá-la um bocadinho. De qualquer das formas, e por muito mal que esteja em Portugal o estado da educação, ainda bem que cá estamos, porque lá fora está-se pior, ou como diria o Camilo: ai tá-se tá-se!

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