segunda-feira, fevereiro 19, 2007

NUDISMO SIM, TABACO NÃO!






O espectáculo «Visita guiada», da bailarina almadense Cláudia Dias, integrado no Festival Internacional de Dança «New Territories», em Glasgow (Escócia) foi cancelado pelo facto de a lei proibir fumar em público, anunciou hoje a companhia de dança RE.AL.
A lei anti-tabagismo escocesa é clara sobre a proibição de fumar em locais públicos, incluíndo o palco do teatro e, estranha-se o seu desconhecimento por parte da companhia portuguesa e dos organizadores do certame, que já haviam presenciado a peça, ainda em Portugal. «A coreografia da Cláudia implicava que ela fumasse durante a sua performance, o que não pôde fazer em virtude da lei vigente na Escócia», disse à Lusa Sofia Campos, directora de produção da RE.AL.
«O facto de fumar era parte integrante da sua coreografia, e qualquer alternativa ia dramaturgicamente implicar com o seu trabalho», explicou. A bailarina - segundo Sofia Campos - tem de fumar em cena para simular o nevoeiro sobre a cidade de que fala e apaga o cigarro numa garrafa com água entre as pernas, «o que é tudo muito simbólico».
Pessoalmente, o fumo do tabaco incomoda-me, como me incomodam também estes teatros e bailados modernos. Dirão alguns que é arte e outros ainda que eu sou retrógado, mas cabe-me o direito de não apreciar quer um, quer outro. Lamentam-se apenas os escoceses de terem sido privados de assistir In Loco aos atríbutos... artísticos da bailarina e coreógrafa da margem sul do Tejo.

Sem comentários: