domingo, outubro 22, 2006

PORQUE HOJE É DOMINGO...

Regresso, depois de bastante tempo a este espaço para falar sobre um tema bastante melindroso. Tem sido um dos assuntos mais escaldantes do momento, a discussão sobre o referendo à legalização do aborto, com os mais variados testemunhos contra ou a favor, defendidos por prós e contras que não me atrevo a contestar, porque como em tudo na vida, não existe apenas o branco e o preto, o certo e o errado. Confesso que a fotografia que acompanha as minhas palavras me impressionou quando a vi pela primeira vez e que me continua a impressionar, pela força dos pormenores, pelos dedinhos que parecem querer agarrarem-se à vida. Portugal tem hoje a sua lei do aborto, que estipula que o aborto só deve ser praticado durante as doze primeiras semanas e apenas em casos de estupro, incesto ou em situações em que a saúde da mãe esteja em causa. Devo dizer que acho que, nos dois primeiros casos considero as doze semanas excessivas. Não sei se aqueles poucos que me lêem já pararam um pouco para pensar no assunto e se têm já uma opinião formada que lhes permita votar conscientemente num assunto de tão séria natureza. Não vamos votar em quem vai ocupar este ou aquele cargo, mas sobre a vida e a morte, sobre o direito que temos ou não de ceifar uma vida, tenha ela 80 anos como apenas escassas semanas. E para que não hajam quaisquer dúvidas, aqui fica a pergunta à qual deverão responder: "Concorda com a despenalização da interrupção voluntária da gravidez, se realizada por opção da mulher, nas primeiras dez semanas, em estabelecimento de saúde legalmente autorizado?". Eu sei, que muito poucos daqueles que por aqui passam gostam de deixar o seu comentário, apesar de afirmarem que são visitantes assíduos deste espaço. Têm agora a oportunidade de o mostrarem. É só o que vos peço, uma opinião, um comentário, um simples "sim" ou "não" a um tema que não deve ser encarado levianamente. E porque nos deixaram viver e crescer, resta-me despedir-me com um : Até para a semana (se Deus quiser) e façam o favor de serem felizes!

Sem comentários: